sábado, 10 de dezembro de 2016

Dia 3 - Ubud e Seminyak

3 de Dezembro de 2016

No mesmo sítio onde fazem o Art Market de tarde, entre as 3h e as 8h da manhã é o Traditional Market. Neste dia acordámos às 5h (porque não se aguentava com o calor) e decidimos visitar o tal mercado tradicional.
   Os balineses acordam muito cedo e à noite encerram tudo o que é comércio por volta das 19h. Em Ubub os restaurantes fecham por volta da meia noite (e mesmo assim já só servem snacks) e há um ou dois bares que estão abertos até à 1h/2h.
   No mercado tradicional a agitação é uma contante. São vendidos diversos produtos típicos como frutas, legumes, flores e também carne e peixe com um aspeto que me deixou mal disposta àquela hora da manhã.
   Como não podia deixar de ser, continuavas fascinado por tudo . .. até pela imagem fantástica de bichos estranhos, moscas e outros que não conseguimos identificar, no meio das pessoas a da comida que era vendida. Lembro-me de ver um senhor a comprar uma espécie de sardinhas que pareciam ter 15 dias!!!

Mercado Tradicional de Ubud

O Mercado tem muita vida, ouvem-se as pessoas a tentar vender, sentem-se diversos cheiros e há  imensas cores que o tornam bonito.
   Além da confusão de cestos e bancas, junta-se uma enorme quantidade de pessoas, maioritariamente locais (e alguns turistas), e motas, motas por todo o lado.
    O transporte mais utilizado em Bali é a mota, por isso toda a gente tem uma, os carros que se vêm, nas ruas dos centros das cidades, são quase todos táxis. Isto faz com que o trânsito seja um verdadeiro terror especialmente nas horas de ponta (depois do almoço).

Motas estacionadas junto ao Mercado Tradicional

Comprámos duas tangerinas, uma manga e um fruto tipico indonesio que se chama salak.
   Salak quer dizer pele de serpente, e é o aspeto que este fruto tem por fora. Por dentro é branco e tem um sabor não muito doce mas agradável. Não posso dizer o mesmo do cheiro, na verdade quando o senhor nos deu a provar fiquei bastante reticente só de cheirar, mas mais uma vez fica provado que vale a pena arriscar!
   Ainda nos ofereceram outro fruto para provar mas esse já  não  tive mesmo coragem ( só tu ). Por diversas vezes fiquei "enjoada" com alguns cheiros demasiado fortes, que embora sejam normais por ali, não sugeriam nada de saudável.

Salak - fruto típico indonésio

No dia anterior questionei o taxista em relação ao funcionamento da escola.
    Começam as aulas às 7h30 mas têm de estar na escola às 7h e dependendo do número de crianças pode existir um turno da tarde, caso contrário só têm aulas de manhã, todos os dias com descanso ao domingo.
   Era sábado... lá estavam eles a chegar à escola, de mota  claro! A maioria de vassoura na mão.
     Recebem a bênção de quem os leva e seguem para a próxima tarefa. Varrer a escola! Varrem o interior e o exterior independentemente da idade, vimos crianças pequenas, mas mais velhas também.
    É uma tarefa regular ao que pudemos perceber, ninguém se queixava e ainda brincavam enquanto varriam a rua e ao mesmo tempo chegavam os amigos para ajudar! Incrível. Ficámos ali uns 10 minutos a observar... confesso que estava boquiaberta com a lição que tinha acabado de aprender !

Escola em Ubud

Fomos tomar o pequeno almoço para de seguida irmos à floresta dos macacos! Como ficava tudo na rua do hotel,  foi fácil ir a pé!
  A floresta dos macacos abriu as 8h30. Pagámos 40.000 rpi cada um.
    Nos arredores  (mas ainda na rua) já se viam uns macacos que escapavam da floresta. Nunca iam muito longe!
    Existem alguma regras a respeitar como por exemplo não olhar nos olhos dos macacos, não tentar pegar no pequeninos (porque as mães podem ficar zangadas) e ter cuidado com os nossos pertences. Basta cumprir isto para a visita correr bem!

Monkey Forest
   Eles sao malucos por comida, portanto o nosso conselho é não levarem nada nas mãos. Existem alguns sítios específicos para comprar bananas e tirar umas fotos engraçadas com os macacos em cima de nós por causa da comida, mas na verdade acho que nem isso é preciso. Basta ter um cabelo fofo como o teu e uma bolsa à volta da cintura para eles se sentirem à vontade!

Os macacos a tentarem a sua sorte

Também se sentiram à vontade comigo mas isso é outra história! Não sei se é normal os macacos fazerem xixi em cima das pessoas, mas eu tive essa sorte (ou não). Vamos acreditar que foi uma bênção!!!

Monkey Forest - a bênção

Além podermos ver muitos dos nossos queridos amigos, a floresta é grande e dá para dar um passeio e tirar umas fotos engraçadas, sempre atentos aos bolsos!

Monkey Forest

De volta ao hotel, fizemos o check out e seguimos de táxi para Seminyak, próximo de Kuta onde tinhamos estado no primeiro dia, e por isso são locais muito parecidos.
   Ainda demos um volta pelo centro e fizemos umas compras muito em conta até começar a chover torrencialmente.
   Chegámos ao Seminyak Paradiso Hotel completamente ensopados e aproveitamos para trocar de roupa e descansar.
   À noite ainda tivemos tempo de ir comer ao La Plancha, situado na praia. A praia de Seminyak é famosa pelos bares coloridos e pelo magnífico por do Sol, além do surf, que deixámos para o dia seguinte.

La Plancha - Seminyak
   Os dias parecem mais curtos, o que é bom passa rápido... longe dos problemas e com tanto para conhecer não  posso deixar de te agradecer por me teres feito ver que  as oportunidades somos nós que as fazemos.
   Agora há que aproveitá-las.

Por aí com amor...e contigo!