segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A Casinha na Árvore em São João da Madeira

17,18 e 19 de Fevereiro de 2017

Sempre fui adepta do "vá para fora cá dentro", e em tempo de poupanças e muito trabalho, não há nada melhor do que aproveitar os fins de semana para desanuviar e conhecer coisas e sítios novos!
   Embora estejamos a tentar juntar dinheiro para "outros voos", achei ótima a ideia de passarmos um fim de semana diferente e não muito longe daqui!
   Quem, em criança, nunca sonhou com uma casa na árvore? Lembro-me de, nos Açores, quando era pequena, brincar "às cabanas" com o meu sobrinho mais velho. Numa casinha de madeira, fingíamos que era a nossa casa e construíamos "coisas", não era uma casa numa árvore, mas era uma cabana e a diferença não é muita. Todos nós em alguma altura, brincámos às casinhas. Na rua, em casa, no campo ou onde a imaginação nos permitisse sonhar e termos uma casa só para nós!
   Com o tempo as coisas mudam. Crescemos, e conseguimos de facto, ter a nossa casa, só não tem tanta "piada" como tinha na infância porque acabamos por dar às tarefas domésticas o peso que não deveriam ter. Há dias e dias, nem sempre sinto que as tarefas de casa são uma obrigação, mas quando brincava às casinhas o encanto era outro.
   Ainda assim, a ideia de passar um fim de semana numa casa na árvore deixou-me entusiasmada!
   Seguimos para São João da Madeira, onde esperámos pela simpática D.Maria que nos deu algumas indicações acerca da casa e de toda a zona.
   A Casa na Árvore está construída num Carvalho com mais de 200 anos!
  Tem três divisões, a casa de banho, o quarto e a sala/cozinha. Está equipada com tudo, desde microondas, máquina de café, torradeira, frigorífico, louças, toalhas, lençóis e por aí fora!

Casa Na Árvore

Casa na Árvore
Casa na Árvore - Sala/Cozinha
Casa na Árvore - Janela do quarto

Como chegámos do dia 17 às 20h30, pudemos ver que a casa tem iluminação à volta, fazendo com que se torne ainda mais bonita, mesmo de noite!
   O ambiente não podia ser melhor, uma casinha pequena, rústica, com imensa vida interior e muito acolhedora, perfeita para nós.
   Na manhã seguinte e apesar de estar a chover, ficámos surpreendidos com a realidade de estarmos num sítio diferente, com sons diferentes ainda que por pouco tempo.
   Ouviam-se os passarinhos, as folhas a abanar, os perús, os galos, as galinhas, os patos, os coelhos e a porca!!!!
   Melhor do que uma casa na árvore, é uma casa na árvore e animais numa quinta. Aquele espaço é também uma quinta e uma horta e por isso podemos usufruir de tudo o que isto tem para nos oferecer, mas uma vez que o tempo não estava a ajudar, preferimos visitar São João da Madeira e deixar os animais para o dia seguinte já que estava previsto um lindo dia de sol.
    A cidade não é muito grande, por isso, depois de procurarmos alguns locais, decidimos almoçar no "Tudo aos Molhos", situado mesmo no centro, no Largo de Sto. António e aproveitar o sol que decidiu espreitar!

Capela de S.João - São João da Madeira

De seguida, e tal como já tínhamos em mente, fomos visitar o Museu do Calçado, que fica na Rua António José de Oliveira Júnior. Pagámos apenas 2 euros, mas as crianças até aos 12 anos (inclusive) não pagam!

Mota distribuidora de Calçado (Luis Onofre)

Fases de confeção do sapato

Ainda no mesmo local, mas noutro edifício, demos um salto ao Museu da Chapelaria. O preço do bilhete é o mesmo, mas soubemos depois que se comprássemos o bilhete para os dois Museus ficava por 3 euros.

Máquinas de fabrico de chapéus

Laboratório para tingir tecidos

Mesa de Costuma

Como precisávamos de fazer algumas compras, passámos pelo Shopping 8ª Avenida, onde acabámos por passar algum tempo antes de voltarmos para casa!
    Mais tarde, e já em casa, passámos momentos divertidos, sentidos, tivemos conversas sérias e rimo-nos muito, os três! Apercebo-me, nestas alturas, da sorte que tenho por ser tão feliz, e que tudo o resto vale a pena, para vivermos sentimentos como este que senti naquela altura!
    No Domingo estava sol, parecia um dia de Primavera ótimo para vermos mais de perto os nossos vizinhos animais!

No regresso a casa parámos em Santa Maria da Feira e fomos visitar o Castelo da Feira, considerado um dos mais completos da arquitetura militar medieval de Portugal.

Capela de Nossa Senhora da Esperança - Castelo da feira

De volta a casa. relembro as boas conversas de sábado à noite, onde percebi e ouvi que estamos no bom caminho e transmitimos o melhor de nós!
   Por isso e por tantas outras coisas, só me resta agradecer-te por continuares comigo e permitires que eu continue...

... por aí com amor e contigo!