segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Dias 8 e 9 - Uluwatu

8 e 9 de Dezembro de 2016

Saímos da Gili Trawangan na manhã seguinte com destino a Padang Bai, onde apanhámos o táxi para Jimbaran (uma vez que já tinhamos pago o transporte até este destino).
   Tivemos tempo para almoçar e encontrar outro táxi que nos levasse a Uluwatu, onde ficámos os últimos dois dias desta maravilhosa viagem!
    Uluwatu é bastante conhecido por ser um dos quatro destinos mundiais mais procurados para a prática do Surf, e nós pudemos comprovar isso mesmo uma vez que por ali tudo é alusivo a este desporto. Percebemos perfeitamente que é um negócio muito rentável.
    Tínhamos reservado as últimas noites no "The Inn Possible".
    Localizado mesmo em "cima" da praia, é o lugar perfeito para relaxar e apreciar a vista incrível que o mar nos oferece. Aconselho vivamente que façam uma pesquisa para o comprovar.
    Para lá chegar é que é pior! O hotel só tem acesso a pé, por isso o táxi deixou-nos  onde terminava a estrada e aí começou uma não muito longa, mas dolorosa descida de escadas de mochila às costas!
    No entanto apesar do cansaço não pudemos deixar de ficar impressionados com a beleza dos  sítios por onde passámos...

A caminho do "The Inn Possible" - Uluwatu

Uluwatu

Não foi difícil encontrar o destino e valeu bem a pena!
   Depois de pousarmos as mochilas, fomos dar uma volta pela praia, que não é grande, mas é bonita. Com a água quente e transparente... acabámos por dar uns mergulhos e tirar umas fotografias! O ambiente estava tão convidativo que foi impossível não ficar na praia para jantar! Todos os locais para comer junto à praia apenas vendiam peixe que era apresentado ainda cru para os clientes escolherem e o preço a pagar dependia do peso! Lembro-me de pedir para grelharem uma lula (era bem grande) e me dizeres que era pouco - "pede uns camarões" - disseste tu! Enquanto o senhor punha o camarão na balança, não tive coragem de dizer que eram muitos e ele abusou na dose! Tenho registada a tua expressão quando trouxeram tudo para a mesa :). A verdade é que a única coisa que sobrou foram os legumes!

Vista do Hotel para a praia (Bingin Beach)

Vista da Bingin Beach para o Hotel
Jantar na praia à luz das velas  (camarão, lulas, arroz legumes e Bintang :) )

Nessa noite ficámos no bar do hotel onde acabaste por adormecer umas três horas! Nesse entretanto estive à conversa com uma francesa e uma espanhola que também estavam ali hospedadas.
   De manhã fomos aproveitar o sol e planear o que iríamos fazer à tarde! Os acessos àquela zona não são fáceis, portanto decidimos que depois do almoço voltaríamos a subir todas aquelas escadas e explorar outras zonas de Uluwatu.

Bingin Beach
Mie Goreng

Assim foi, alugámos uma motinha e seguimos!
    A dono do hotel indicou-nos o caminho para chegarmos ao Uluwatu Temple e embora o nosso receio fosse muito, decidimos confiar e confirmámos que de facto não havia muito para enganar.
   O trânsito não estava mau, mas circular pela esquerda foi uma aventura, e levamos algumas buzinadelas, como seria de esperar.

Pagámos 60.000 rpi pelo aluguer da mota. É sem dúvida o transporte melhor e mais barato para circular em Bali, é obrigatório andar de capacete, mas nem sempre o cumprem. Até vimos menores a conduzir e soubemos que a carta é tirada num dia (código de manhã e condução à tarde), cheios de facilidades os balineses ham?
   Continuava muito calor! Quando chegámos ao Uluwatu Temple (demorámos mais ou menos 15 minutos a chegar), deparamo-nos com muitos autocarros e muitas excursões.
    Mais uma vez tiveram de nos emprestar o sarong para entrarmos no recinto do templo!
   Pagámos a entrada, mas como em Bali somos milionários, segundo um taxista que conhecemos, as entradas nos templos são baratinhas!

Os dois de sarong com cores da moda

É uma zona muito bonita, mas isso já não nos espantava. Encontrámos por lá uns orientais que quiseram tirar umas fotos connosco, serviu, além de nos rirmos, para nos subir o ego! :)
   Este Templo está construído num penhasco de 70 metros virado para o mar e por isso proporciona a todos os visitantes uma vista lindíssima!
   Toda a zona envolvente tem diversos pontos de meditação e templos mais pequenos de adoração aos deuses!

Uluwatu Temple

Por termos ido de mota, e não de táxi, tivemos a oportunidade de parar noutros sítios turísticos em Uluwatu, e na verdade é tudo perto!
   Passámos por mais duas praias e pelo famoso Blue Point tão frequentado por surfistas de alto gabarito.
   Os acessos às praias (tal como a do nosso hotel) são através de escadas íngremes e longas! Tivessem elas servido para perder um ou dois kilos... mas não! Valeu a pena pela paisagem sem igual e pela melhor companhia do mundo!

Blue Point - Uluwatu
Uluwatu Beach

De regresso ao hotel, tivemos de encher o depósito para entregar a mota! O gasóleo é vendido à beira da estrada numas garrafas individuais! Sem ter a certeza se estávamos a comprar o produto certo, o senhor balines (que não falava inglês), vendeu-nos uma garrafa e pronunciou algumas palavras que não entendemos... limitámo-nos a dizer "Thank you!".
   A última noite em Bali foi nostálgica. A sensação de "está a acabar" não foi nada agradável, no entanto, senti que faria uma viagem destas vezes sem conta.
  É bom quebrar a rotina, mas também precisamos dela, e o regresso nunca pode ser mau!
  Gosto da minha rotina contigo... em Bali ou noutro sítio qualquer!!

Por aí com amor...e contigo!