segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Dias 6 e 7 - Gili Trawangan e Gili Air

6 e 7 de Dezembro de 2016

Viajar para a Ásia em Dezembro permitiu-nos sentir diferenças grandes a vários níveis. Além da temperatura ser o oposto da que temos na Europa por esta altura, as decorações natalícias são muito escassas, mas existem.
   Encontrámos esta árvore de Natal super original numas Ilhas Gili que visitámos.

Árvore de Natal - Gili Air

Não vimos iluminação, nem passeámos ao som de músicas de Natal, mas foi engraçado perceber que embora a religião cristã não seja uma maioria, ainda há quem não deixe passar em branco esta quadra!
   Em Bali, a maior parte das pessoas locais são hindus, e nas ilhas são maioritariamente muçulmanos, no entanto, nos aeroportos vimos algumas árvores de natal e decorações desta época.
   Como referi anteriormente, a única forma de nos deslocarmos era a pé ou de bicicleta. Achamos bem alugar duas bicicletas para conhecermos a Gili Trawangan. O aluguer de uma bicicleta é 3 euros/24horas, e acreditem... é o melhor meio de transporte!
    As Gili Islands são três ilhas pertencentes a Lombok, A Gili Trawangan (onde ficámos), a Gili Meno (que não tivemos oportunidade de conhecer) e a Gili Air (onde parámos para almoçar).
     Como é a mais explorada, a Gili T (como é vulgarmente chamada) é também a mais poluída e alterada pelos habitantes e consequentemente pelos turistas.
    Conseguimos dar a volta à ilha numa hora e existe apenas uma parte do caminho que, como é em areia, tivemos de descer da bicicleta e andar um pouco a pé. Ainda assim conseguimos ver uma realidade diferente da que aparece nas revistas de viagens, ou nos livros turísticos.
   Presenciámos muita pobreza! As pessoas vivem em condições muito precárias, mas pareceram-nos felizes. No interior da ilha existem lojas, barracas (que são casas), crianças mal vestidas, galinhas, vacas, muito lixo e muita natureza explorada e por explorar.
   Embora por vezes tivéssemos a sensação de que muitas pessoas não faziam nada durante todo o dia, a verdade é que há muitos que trabalham, e naquelas condições não é fácil com certeza!

Claro que a água cristalina existe, e a areia branca também. Apesar de tudo, a ilha tem uma beleza incrível e paisagens de ficarmos de boca aberta. Parámos em várias praias e numa delas estivemos um bocadinho ao sol!!!

À noite fomos jantar ao night market, e mais uma vez comprovámos que a comida vendida na rua é a melhor e é também a que fica mais em conta. Comemos espetadas de camarão, frango e calamares com noodles, milho e outros vegetais e ainda bebemos uma bintang. Tudo por 100.000 rpi (6 euros), nada mau, há menus individuais mais caros no mc donalds!!!

Night Market - Gili Trawangan

No dia seguinte acordamos e por volta 10h30 fomos ter ao ponto de encontro para fazer snorkeling, pagámos 100.000 rpi cada um ou seja (12 euros os dois), e fizemos uma "tour" de 5 h.
   Para primeira vez não correu mal...  escolhemos as barbatanas e no barco deram-nos o resto do equipamento. Apesar da máscara magoar (não sabemos se foi por falta de jeito ou se o tamanho não era adequado), conseguimos partilhar juntos esta experiência espetacular e ao mesmo tempo divertida!
  Vimos corais, tartarugas e peixes coloridos! Bebemos muita água e demos umas valentes gargalhadas!
   Irei com certeza guardar na memória os mergulhos na água quente da Indonésia e o privilégio que tenho em ter comigo uma pessoa como tu, que me atura e me acompanha sem restrições!

Fizemos uma paragem na Gili Air para almoçar e foi durante o almoço que conhecemos o Felipe e a Leticia, que também estavam a viajar (mais tempo do que nós, e por outros sítios).
   De regresso à Gili Trawangan acabamos por combinar jantarmos juntos no Night Market e ainda tivemos tempo para conversar e beber cerveja enquanto fumámos xixa! Quase faltava a foto para mais tarde recordar, mas lembrei-me a tempo!

De todas as coisas boas que as viagens nos trazem, fazer amigos é uma delas! Faz-nos bem conhecer pessoas diferentes, trocar experiências e perceber que somos todos diferentes e temos sempre algo a aprender! Abre-nos o horizonte e enche-nos o coração!

Quase no fim da viagem, continuo por aí... com amor e contigo!