quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Baiona e Ilhas Cíes

27.08.2016 a 30.08.2016

   As férias de Verão devem ser aproveitadas até ao último dia. E foi isso mesmo que fizemos!
   Mais uma vez de mochila e de tenda, rumámos a Espanha, Baiona mais propriamente.
  Antes de chegarmos ao nosso destino, fizemos uma pequena paragem em Valença ( Distrito de Viana do Castelo) que faz fronteira com a Galiza. 
  É o sítio ideal para fazer um passeio em família, almoçar ou apenas fazer umas compras. Aconselho a visita à Praça-Forte de Valença. Parece uma pequena cidade entre muralhas que antigamente se destinavam à defesa da povoação e travessia do Rio Minho. Foi considerada a mais importante fortificação do alto Minho e devido às diversas intervenções de restauro e conservação, todas as estruturas se encontram bem conservadas.

Praça-Forte de Valença
Praça-Forte de Valença
   Determinados a chegar a Baiona, seguimos o nosso caminho diretamente para o Camping Bayona Playa onde ficámos duas noites ( pagámos 26 euros).
  Baiona é um dos municípios que faz parte da província de Pontevedra e tem cerca de 12.233 habitantes. É bastante visitado, por ser à beira mar, com paisagens muito bonitas e também por ser muito próximo de Portugal.
   Nesse dia optámos por ficar por ali para montar a tenda e organizar o dia seguinte. 
  Passámos no café/restaurante do campismo para comer alguma coisa, mas optámos por beber apenas um café. Quando trouxeram a conta achei que 3,60€ por dois cafés era uma brincadeira!  
   Mais tarde, fomos ao super mercado do parque de campismo comprar o jantar (bebidas e sandes),  e como já eram quase 20h00 fomos para a praia ver o lindíssimo pôr do Sol.
   
Foto romântica em Baiona
   Tirámos umas fotos engraçadas (com muitas tentativas falhadas), conversámos muito, sobre tudo... temos essa facilidade de partilhar os nossos gostos, as nossas vontades, os nossos receios e até os pontos de vista diferentes que temos sobre algumas coisas. Embora o Gin com 7up tenha ajudado, eu sei perfeitamente que aquelas 5 horas passaram a voar porque mais uma vez se provou que as coisas simples são as mais importantes e todo o tempo que passamos juntos me faz querer estar ainda mais tempo contigo.

Baiona
Pôr do Sol - Baiona
   No dia seguinte fomos conhecer o centro de Baiona. É uma zona turística, com boa temperatura, de ruas estreitas e típicas com muitas lojas de produtos artesanais e também restaurantes e cafés a cada esquina. Na rua principal junto à praia existem gelatarias e outros estabelecimentos que são de deixar água na boca. Experimentámos waffles com chocolate de leite,  morangos e bolachas oreo, uma verdadeira delícia.
  De seguida fomos conhecer o Castelo de Monterreal também conhecido por Fortaleza de Monte do Boi. Está situado mesmo à beira mar e por isso tem uma paisagem muito bonita. Servia, na Idade Média, para defender o território.

Castelo de Monterreal

Castelo de Monterreal
   As paisagens de Baiona valem mesmo a pena registar, por isso, enquanto tirávamos umas fotos, demos um passeio na zona à beira mar para encontrarmos o local onde iríamos apanhar o barco para as Ilhas Cíes no dia seguinte.

Baiona
Outra foto romântica em Baiona
   Acabámos por jantar por lá (uma tábua de queijos e presunto e picanha com batatas) e fomos para o parque de campismo porque tínhamos de acordar relativamente cedo no dia seguinte.
   De manhã, e como íamos acampar nas Ilhas, escolhemos um sítio que nos parecesse seguro para deixar o carro de um dia para o outro e seguimos para a estação Marítima no porto de Baiona (Estação América).
   Situada num dique entre a cidade e o mar, esta estação funciona para os barcos que operam nesta zona. Seguimos no Barco das 11h00 (pagámos 37 euros, ida e volta), na companhia Mar de Ons e a viagem demora cerca de 45 minutos, no máximo.

Estação Marítima América - Baiona
Barco para as Ilhas Cíes
   À chegada ficámos maravilhados com a praia das Rodas. Eu já tinha lá ido o ano passado, mas não saí daquela praia. Felizmente descobri contigo que havia muito mais para aproveitar!

Praia das Rodas - Ilhas Cíes
Mochileira na Praia das Rodas
   As Ilhas Cíes formam parte do Parque Nacional Marítimo - Terrestre das Ilhas Atlânticas (criado em 2002) e em 1980 foram declaradas parque natural.
   A Praia das Rodas foi escolhida pelo jornal britânico "The Guardian", em 2007, como a praia mais formosa do mundo, de facto é de uma beleza incrível, cria algum impacto visual a quem chega de barco, mas no fundo, se soubermos explorar, percebemos que há outros locais na ilha que merecem igual atenção. 
   A ilha tem uma lotação diária de 2200 pessoas e apenas 800 a pernoitar, portanto, quem pretende ficar de um dia para o outro (a acampar, que é a única solução) terá de fazer previamente a reserva, como nós.
   No caminho para o campismo (Camping Islas Cíes) pudemos apreciar a beleza natural da ilha. O caminho não é longo, mas sem mochila às costas seria bem mais fácil :)!

A passar o pontão de ligação entre a Ilha do Monte Agudo à Ilha do Monte Faro

   Depois foi só fazer o "check in", que na nossa opinião não tinha controle quase nenhum, e escolher um sítio para montar a tenda! Escolhemos uma zona onde o sol não batesse logo pela manhã, arranjámos tudo e preparámos uma mochila com água e sandes para irmos conhecer uma parte da ilha sem praias.
  Visitar aquela zona em condições requer preparação física! Não que eu estivesse preparada, e por isso mesmo fiquei cansada mais rápido do que tu, que treinas todos os dias (ou não)! Basta mentalizarmo-nos que vamos andar alguns quilómetros (com subidas e descidas), e vale a pena o esforço e o cansaço. O passeio fala por si. São vários os percursos que podem ser feitos e têm em média 3,5/4 km cada um.
  Existem alguns pontos de interesse marcados (com o nome e os quilómetros), por isso foi fácil decidir a distância a percorrer de acordo com o tempo que tínhamos.
   Decidimos ir à Pedra da Campá e ao Observatório de Aves.
Vista do Monte Faro para a Praia das Rodas
Algures perto do Observatório de Aves
Pedra da Campá
   Depois fomos à praia das Rodas, através de um passadiço que a liga diretamente ao parque de campismo.
    Esta praia é a maior de todas as existentes nas Ilhas, com 1300 metros de comprimento e 60 metros de largura e é daqui que partem os principais trilhos. Aqui também podemos encontrar serviços como a cruz vermelha e o porto de Informação Turística.
   Para quem pensa visitar estas ilhas, fica desde já o aviso, as gaivotas são nossas inimigas! Roubam tudo o que é comida, esteja ela pousada, na mão ou em sacos. As gaivotas andam entre os turistas como se fossem pessoas, e são muitas, mesmo muitas, por isso é necessário assegurarmo-nos que o nosso "farnel" não fica exposto. Nós estávamos sempre preparados para contra-atacar com chinelos :)

Praia das Rodas
   À noite jantámos no restaurante do Campismo e no dia seguinte, depois de arrumarmos as tenda e as "tralhas" fomos apanhar sol na Praia das Figueiras, mais conhecida por Praia dos Alemães, por ser umas praia naturista (e vimos uns quantos, tal e qual como vieram ao mundo). Esta praia é pequena em relação à Praia das Rodas. Tem apenas 50 metros de largura e 350 metros de extensão e é rodeada pela paisagem verdejante da ilha.

Praia das Figueiras
Última foto nas Ilhas Cíes
   No fim de contas, o balanço é positivo e é um local que vale sempre a pena visitar embora o bilhete seja um bocadinho caro para repetirmos muitas vezes. No entanto, qualquer sítio que vá contigo vale a pena... até a nossa casa que é um sítio de todos os dias!

Adoro andar por aí... com amor... e contigo!

Teresa Martins


Sem comentários:

Enviar um comentário