quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Sanxenxo e Portonovo

06.08.2016 e 07.08.2016

   Para ter um fim de semana diferente não precisamos de ir muito longe!
  Embora se localize na nossa vizinha Espanha, Sanxenxo fica apenas a 170 km da nossa casa (portanto, mais perto do que ir a Lisboa).
  É um município na província de Pontevedra que tem cerca de 17077 habitantes mas este número aumenta consideravelmente na época balnear, uma vez que é considerada a capital turística da Galiza com paisagens bonitas e temperatura convidativa.
   Em pleno Agosto, confesso que foi o local onde senti mais calor em todo o Verão!
  Mal chegámos a Sanxenxo, encontrámos um lugar para estacionar mesmo em frente à praia (que normalmente é quase impossível). Foi o melhor que nos podia ter acontecido, e apesar dos 37º graus fomos aproveitar a praia, ainda que tivéssemos de ir à água de 10 em 10 minutos.
   Inicialmente a ideia era passar lá o dia e regressar a casa, mas "pelo sim pelo não levamos a tenda, se nos der vontade de ficar, ficamos"- disseste tu.
   Fomos ao Camping Baltar, em Portonovo, a 2 km de Sanxenxo e pagámos 18 euros por uma noite (dois adultos e 1 lugar de tenda). O Parque tinha boas condições. Escolhemos um lugar mais calmo para montar a tenda (deram-nos essa hipótese) mas percebemos que estavam por lá muitas pessoas de variadas faixas etárias!
   Depois da barraca pronta, decidimos aproveitar o resto do dia.
A tenda 109 e as tralhas em Portonovo
Camping Baltar - Portonovo
   Optámos por deixar o carro fora do Parque e ficar por Portonovo o resto da tarde. Fomos a pé em direção à Praia de Baltar. É uma praia pequena, muito bonita e bastante acessível, por isso mesmo cruzámo-nos com diversos jovens que estavam a acampar no mesmo parque de campismo.
   Embora já fossem 19h30, estava ainda bastante calor na praia e por isso ficámos por ali.

Em frente à Praia de Portonovo
   De regresso ao parque, depois de tomarmos banho, etc., fomos tentar encontrar um sítio para jantar! E não foi uma tarefa fácil uma vez que estava tudo cheio ou reservado. Esperámos pela nossa vez num que nos parecia que não iria demorar muito, e conseguimos um lugar, foi pena não ter sido na esplanada devido ao calor que se fazia sentir.
   As idas a Espanha ainda não foram suficientes para dominar a língua. Assim, fizemos o pedido da comida e quando a trouxeram percebemos que ler e traduzir espanhol não é o nosso forte (podíamos ter utilizado o google para tirar dúvidas). Recordo-me desta tua expressão: " Pedimos tapas e trazem-nos comida americana". :)
  A nossa mesa encheu-se de batatas fritas, ovos, chouriço, cogumelos, pão e mais batatas fritas! O que vale é que a minha dieta começa sempre no dia seguinte!
  De seguida fomos dar uma voltinha (e gastar algum dinheiro) numas lojas de rua (tipo tendas), daquelas que também costumamos ver em festas das cidades e das aldeias. Já tinhas passado por lá à tarde, mas como não encontramos nada melhor para fazer em Portonovo e a vontade de pegar no carro era pouca, acabámos por passear no mesmo sítio. E não foi nada mau!
   No dia seguinte fomos para Sanxenxo. Antes de irmos aproveitar o sol, fomos comprar protetor solar e conhecemos um pouco daquela zona, mas o calor era tanto, que o que mais apetecia era um mergulho... ou vários!
    A praia de Silgar tem 750 metros de extensão. É conhecida como a praia principal de Sanxenxo, e é acompanhada por uma avenida com o mesmo nome onde se podem fazer caminhadas muito agradáveis ou usufruir dos cafés, bares e lojas que se encontram do lado oposto da estrada.
    Percebemos que as "horas de ponta" na praia são entre as 16h30 e as 19h30, Por isso, apesar da época alta, não foi difícil encontrar um sítio para estender a toalha como acontece com frequência em algumas praias portuguesas.
     Ainda houve tempo para correr até a um do bares de praia (sim, correr, a areia estava mesmo muito quente) para bebermos alguma coisa fresca.
   
Praia de Silgar
Praia de Silgar
   No fim do dia, já de regresso a casa, fomos surpreendidos, ainda em Espanha, ao avistar o imenso fumo dos incêndios que ocorriam em Portugal. Embora não restassem dúvidas de que se tratava de um incêndio de grandes dimensões, só nos apercebemos da infeliz realidade quando já estávamos mais perto de casa.
   As fotos falam por si!



   Há situações que não conseguimos controlar (infelizmente), mas há outras que podem ser contornadas para melhorar o estado de espírito, como por exemplo, passar um fim de semana em Sanxenxo!



Por aí... com amor... e contigo!

Teresa Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário